A vantagem do democrata Barack Obama sobre o republicano John McCain na disputa presidencial norte-americana caiu para 5 pontos percentuais, segundo pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada neste domingo.
Obama tem 49% da preferência dos prováveis eleitores, contra 44% de McCain. Foram ouvidos 1.203 prováveis eleitores e a pesquisa tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais. A vantagem de Obama tem caído nos últimos três dias após chegar a 12 pontos na quinta-feira.
"As coisas estão tendendo de volta para McCain. Esses números estão subindo e Obama está caindo diariamente. Parece haver uma correlação direta entre isso e McCain falando sobre a economia", disse o especialista em pesquisas John Zogby.
Obama, 47, assumiu a liderança na maioria das pesquisas nacionais nas últimas semanas, momento em que a crise financeira e a queda nas bolsas de valores ficaram sob os holofotes antes da eleição de 4 de novembro.
McCain, 72, pareceu demorar para responder à mensagem financeira de Obama, mas nos últimos dias intensificou o uso de temas econômicos em sua campanha. No sábado, o senador republicano pelo Arizona alertou os eleitores sobre os supostos perigos do que chamou de tomada democrata tanto do Congresso quanto da Casa Branca.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo