• Carregando...

A pequena nação de Vanuatu, conjunto de ilhas localizado no Oceano Pacífico, lidera um novo índice que mede a qualidade de vida contra o impacto ambiental, com países industrializados recebendo uma avalição ruim.

Baseada na Grã-Bretanha, a Fundação da Nova Economia tinha por objetivo medir a eficiência ambiental do progresso global com seu "Índice de Planeta Feliz", que a fundação afirma mostrar uma ordem diferente de riqueza no mundo, ao mesmo tempo em que pretende afirmar que todos os países poderiam ter um desempenho melhor.

Assim, o Brasil, no 63º lugar do ranking, aparece na frente da Suíça, da Itália e da Espanha, por exemplo. E Cuba está entre os seis primeiros lugares. Em último, está o Zimbábue.

- O Índice de Planeta Feliz traz a visão da economia para o seu básico absoluto: o que colocamos (recursos) e o que sai (vidas humanas de diferente expectativa e felicidade).

O G8, um fórum de líderes das nações industrializadas que se reunirá nos próximos dias 15, 16 e 17, não aparece nos 50 primeiros lugares. A Rússia ficou no 172o lugar (a lista tem 178 países); os Estados Unidos, no 150o, e a Grã-Bretanha, no 108o.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]