O Vaticano confirmou nesta terça-feira (12) que o papa Francisco, que acaba de se recuperar de uma bronquite, presidirá todos os eventos litúrgicos do Natal, começando pela celebração da Missa do Galo no interior da basílica de São Pedro.
A missa terá início às 19h30 do dia 24 de dezembro (hora local, 15h30 de Brasília), como tem sido habitual nos últimos anos, em vez de esperar até a meia-noite, para que mais tarde os fiéis possam jantar com as suas famílias.
A Santa Sé explicou por meio de um comunicado que, devido aos seus problemas de mobilidade, o papa presidirá a cerimônia ao lado do altar e lerá a homilia.
Após a celebração eucarística, Francisco, em uma cadeira de rodas, levará o Menino Jesus em procissão até o presépio instalado na basílica do Vaticano e ali um grupo de 10 crianças, representando os cinco continentes, colocará flores em frente à manjedoura.
Na manhã de Natal, o papa aparecerá novamente às 12h (8h de Brasília) na varanda central da loggia da basílica do Vaticano, como no dia da sua eleição, para ler a Mensagem de Natal, centrada como todos os anos nos males e nas guerras do mundo, e conceder a bênção "Urbi et Orbi" (à cidade de Roma e ao mundo inteiro).
No dia 31 serão celebradas as Primeiras Vésperas na basílica de São Pedro às 17h (13h de Brasília) e no dia 1º de janeiro será celebrada a missa da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, que coincide com o Dia Mundial da Paz.
As celebrações do Natal terminarão no dia 6 de janeiro, com a missa da Epifania às 10h (6h de Brasília) na praça de São Pedro. (Com Agência EFE)