O Vaticano informou neste domingo (25) que não recebeu nenhuma solicitação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em Cuba, para se encontrar com o papa Bento XIV, que chegará nesta segunda-feira à ilha caribenha.
"Até o momento não recebemos nenhum pedido de audiência, embora isto possa mudar. Este fato é novo (a presença de Chávez em Cuba coincidindo com a viagem papal) e não estava no programa. Só posso insistir que até o momento não temos notícias sobre uma solicitação de encontro com o papa", afirmou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, em entrevista coletiva concedida no México, primeira etapa da viagem do pontífice.
O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu na madrugada deste domingo no aeroporto de Havana seu colega e aliado venezuelano, que retornou à ilha para começar um tratamento de radioterapia contra um câncer.
Lombardi assegurou que só tomou conhecimento da viagem pela imprensa e que quando comentou o fato com o séquito papal "ninguém sabia de nada".
"Não acho que exista uma possibilidade concreta deles se encontrarem, me surpreenderia muito", disse Lombardi.
O porta-voz também foi perguntado se o papa se reunirá com representantes da dissidência cubana, que afirmaram que pediram para se encontrar com Bento XVI. O porta-voz do Vaticano informou que esta reunião não está no programa da viagem do pontífice pela ilha.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa