O Vaticano informou neste domingo (25) que não recebeu nenhuma solicitação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em Cuba, para se encontrar com o papa Bento XIV, que chegará nesta segunda-feira à ilha caribenha.

CARREGANDO :)

"Até o momento não recebemos nenhum pedido de audiência, embora isto possa mudar. Este fato é novo (a presença de Chávez em Cuba coincidindo com a viagem papal) e não estava no programa. Só posso insistir que até o momento não temos notícias sobre uma solicitação de encontro com o papa", afirmou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, em entrevista coletiva concedida no México, primeira etapa da viagem do pontífice.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu na madrugada deste domingo no aeroporto de Havana seu colega e aliado venezuelano, que retornou à ilha para começar um tratamento de radioterapia contra um câncer.

Publicidade

Lombardi assegurou que só tomou conhecimento da viagem pela imprensa e que quando comentou o fato com o séquito papal "ninguém sabia de nada".

"Não acho que exista uma possibilidade concreta deles se encontrarem, me surpreenderia muito", disse Lombardi.

O porta-voz também foi perguntado se o papa se reunirá com representantes da dissidência cubana, que afirmaram que pediram para se encontrar com Bento XVI. O porta-voz do Vaticano informou que esta reunião não está no programa da viagem do pontífice pela ilha.

Veja também
  • Bento XVI usa sombrero mexicano durante missa em Silao
  • Chávez retornará a Caracas na quinta-feira após primeiro ciclo de radioterapia
  • Oposição cubana denuncia 70 prisões antes de visita do Papa