O papa Francisco, que cancelou sua viagem à conferência sobre o clima COP28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, por problemas de saúde, segue com uma inflamação pulmonar, mas sem febre, informou o Vaticano nesta quarta-feira (29).
O pontífice, que completará 87 anos em dezembro, está sendo tratado com antibióticos e permanece em sua residência, a Casa Santa Marta.
Segundo o comunicado da Santa Sé, o estado de saúde de Francisco é “estável”, mas persiste a inflação pulmonar associada a “problemas respiratórios”. O papa Francisco enfrentou várias doenças neste ano devido à idade e a uma complicada operação de uma hérnia abdominal.
Na manhã desta quarta-feira, o papa Francisco se apresentou diante de milhares de fiéis na tradicional audiência geral e disse que ainda não estava bem, por isso sua catequese teve que ser lida por um colaborador. “Eu ainda não estou bem com essa gripe. Minha voz não está boa”, explicou aos fiéis presentes na Sala Paulo VI, no Vaticano.
Apesar dos recentes problemas respiratórios, o papa Francisco recebeu e conversou por mais de duas horas com bispos espanhóis, convocados para analisar a situação dos seminários na Espanha. Ele também recebeu o clube de futebol escocês Celtic e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em sua residência.
O papa Francisco foi submetido a uma tomografia computadorizada em um hospital de Roma, que confirmou esses problemas de saúde. (Com Agência EFE)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia