O Vaticano lança nesta segunda-feira a conta do papa Bento XVI na rede social Twitter, que começará com reflexões sobre o Ângelus Dominical, segundo disse recentemente o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Claudio María Celli.
O arcebispo Celli apresentará hoje a nova conta, junto ao secretário da congregação, Paul Tighe; o porta-voz vaticano, Federico Lombardi; o diretor do jornal "L'Osservatore Romano", Gian María Vian, e o novo assessor de comunicação Greg Burke.
A presença de cinco pessoas na apresentação da chegada do papa no Twitter mostra a importância que o Vaticano dá às redes sociais para divulgar o Evangelho.
Hoje será divulgado o nome da conta, quando começará, em que idiomas será escrita e quais serão os temas dos textos postados.
Embora seja pouco provável que Bento XVI, de quase 86 anos, escreva diretamente os pequenos textos de até 140 caracteres, o papa os aprovará antes de serem postados, asseguraram fontes vaticanas.
Celli disse recentemente que o gerenciamento da conta começará com reflexões sobre o Ângelus Dominical e seguirá falando de outros assuntos de interesse da Igreja.
Embora o bispo de Roma não navegue pela internet, como revelou Lombardi, pede com frequência a seus colaboradores que realizem buscas pela rede.
Bento XVI inaugurou no ano passado o portal multimídia do Vaticano na internet, "News.va", com uma mensagem através da rede.
"Queridos amigos, acabo de lançar o 'News.va'. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos", escreveu o papa então.
Bento XVI "tuitou" usando um tablet de última geração.
O papa está convencido de que a Igreja precisa usar todos os meios de comunicação a seu alcance para divulgar o Evangelho e em vários documentos, como disse na mensagem enviada aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, disse que precisam usar internet para apresentar Cristo ao mundo.
Além de usar a rede para divulgar as atividades do pontífice, da Igreja e da Santa Sé, há três anos o Vaticano criou um site conectado à rede social Facebook, através da qual os usuários podem trocar postais virtuais do papa, discursos e mensagens do pontífice.
Através da página também podem ser vistos vídeos de notícias sobre o Vaticano e o papa.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião