O Vaticano negou nesta quarta-feira (21) uma reportagem publicada na mídia italiana que afirma que o papa Francisco tem um tumor benigno no cérebro.
“A circulação de uma notícia completamente infundada sobre a saúde do Santo Padre por um jornal italiano é gravemente irresponsável e não merece atenção”, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em comunicado.
“Além disso, como é claramente evidente, o papa continua sua atividade bastante intensa de forma totalmente normal”, acrescentou.
Posteriormente, Francisco realizou sua audiência geral semanal diante de dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, e estava previsto que voltaria a participar de um encontro de três semanas com bispos católicos do mundo todo, ao qual ele tem comparecido diariamente.
O jornal Quotidiano Nazionale, de circulação nacional e com sede na região central da Itália, publicou em sua capa nesta quarta-feira que um médico japonês e sua equipe viajaram secretamente da Toscana para o Vaticano em um helicóptero com a bandeira do Vaticano para examinar o papa “alguns meses atrás”.
Segundo o jornal, o pontífice argentino foi diagnosticado com “uma pequena mancha negra no cérebro”, que seria curável.