O Observatório de Greenwich, em Londres, divulgou nesta terça-feira (7) sua esperada lista de finalistas ao prêmio de “Fotógrafo do Ano de Astronomia”.
A premiação é uma das mais tradicionais da categoria e todo ano reúne imagens espetaculares de acontecimentos espaciais, como auroras boreais, passagens de meteoros e rastros de estrelas.
Esta é a sétima edição da premiação, realizada em parceria com a revista “BBC Sky at Night”. São 139 imagens concorrentes, selecionadas de um total de mais de 2,7 mil -- um recorde, segundo a organização.
Os vencedores das nove categorias (entre elas “fotógrafo de auroras”, por exemplo), bem como dois prêmios especiais, serão conhecidos no dia 17 de setembro.
Confira dez destas belas imagens que concorrem ao Prêmio:
Dan Barr captou uma bela cena de estrelas que iluminavam o céu noturno em um acampamento de Green Lake, na Califórnia Kris Williams conseguiu um belíssimo registro da aurora vermelha nos céus da Islândia A aurora boreal captada por Jan Olsen pôde ser observada em Lyngenfjord, na Noruega Xiaohua Zhao fotografou um observador encantado com as estrelas vistas do Salar de Uyuni, na Bolívia Michael Jaeger registrou o movimento do cometa Lovejoy pelo Sistema Solar Stefano de Rosa mostra a lua cheia em um belíssima aparição sobre os Alpes. A foto foi feita em Turim, na Itália László Francsics observou a Nebulosa Laguna, uma região de formação de estrelas a 5 mil anos-luz da Terra Patrick Gillilland mostra a supernova IC443, na constelação de Gêmeos Gary Palmer mostra “aneis de plasma” irradiados pelo sol Rune Engebo também conseguiu um registro espetacular na aurora boreal nos céus noruegueses