A tentativa de assassinato de Donald Trump no último sábado (13), durante um comício na Pensilvânia, foi o primeiro caso desse tipo em décadas, desde o episódio contra o então presidente e também republicano Ronald Reagan em 1981.
A ação deste final de semana chocou o país e provocou pedidos de moderação na retórica política às vésperas da Convenção Nacional do Partido Republicano, que começa nesta segunda-feira (15) em Milwaukee, no estado do Wisconsin.
Trump, que ficou ferido no ataque, chegou no final da noite deste domingo (14) em Milwaukee, onde nesta semana será oficialmente nomeado como candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 5 de novembro.
Antes de o avião decolar, o ex-presidente havia dito em sua rede social Truth Social que o ocorrido o fez pensar em adiar sua chegada ao evento em dois dias. No entanto, mais tarde ele decidiu que não poderia permitir que um "atirador ou assassino em potencial" atrapalhasse sua agenda, por isso optou por chegar a Milwaukee já no domingo.
Imagens do atentado rodaram o mundo nos últimos dias. Veja algumas cenas do momento no qual Trump é atingido na orelha direita pelo autor do atentado, Thomas Crooks, de 20 anos, que agiu a partir do telhado de uma edificação com um fuzil AR-15.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo