O primeiro de uma série de quatro eclipses da Lua ocorreu na madrugada desta terça-feira (15). Este fenômeno foi mais visível do continente americano e teve a particularidade de, em alguns pontos, o corpo planetário ficar com aspecto alaranjado, em algo conhecido como "Lua vermelha" ou "Lua de sangue".
Os quatro eclipses em sequência devem ocorrer com intervalo de aproximadamente seis meses entre cada um. Trata-se de um fenômeno raro, que deve se repetir apenas sete vezes neste século, de acordo com informações da Agência Espacial Norte-americana (Nasa, da sigla em inglês).
Confira fotos do eclipse enviadas por leitores da Gazeta do Povo
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes e o último ocorreu em 10 de dezembro de 2011.
A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais ocorreu entre 2003 e 2004.
O fenômeno esteve rodeado ao longo da história de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.
No Paraná
O tempo encoberto de Curitiba e região não forneceu a melhor das visualizações do eclipse para os moradores. No entanto, nas regiões oeste, sul e sudeste do estado, o céu claro facilitou a visualização do fenômeno.
Lua vermelha
O eclipse total da Lua ocorre quando o astro fica imerso no cone de sombra projetado pela Terra. A refração da atmosfera terrestre reflete alguns raios solares, que fazem com que a Lua não fique completamente invisível. Os raios projetados sobre o satélite natural também fazem com que ele fique com um aspecto alaranjado, conhecido como "Lua vermelha".
O próximo eclipse total da Lua ocorrerá no dia 8 de outubro, mas não será visível no Paraná. Dois eclipses solares também ocorrerão neste ano, um anular no dia 29 de abril e outro parcial, no dia 23 de outubro. Eles também não poderão ser apreciados no estado.
Eclipse lunar no continente americano
Deixe sua opinião