Se a Nova Zelândia optar mesmo por mudar a sua bandeira, a escolhida terá uma folha de samambaia com fundo preto, branco e azul. A comissão eleitoral do país anunciou nesta sexta-feira (11) que este foi o desenho mais votado entre os cinco finalistas de um referendo para definir o novo símbolo nacional.
Isso não significa que esta já é a nova bandeira do país. Em março, os neozelandeses votarão em um novo referendo para decidir se mantêm a atual bandeira ou a trocam por esta nova.
O design que saiu vencedor nesta sexta-feira, com mais de 552 mil votos (50% do total), foi feito pelo artista Kyle Lockwood, que também desenhou a “segunda bandeira” alternativa mais votada.
A ideia de trocar o símbolo do país foi colocada em prática ao longo deste ano. Primeiramente, o governo pediu para que os interessados enviassem seus desenhos. Dentre os milhares recebidos, uma comissão selecionou quatro finalistas. Mais tarde, um quinto desenho foi adicionado à lista para agradar aos descontentes com a primeira seleção.
Um dos motivos para os neozelandeses trocarem sua bandeira é a incrível semelhança com a da Austrália. Veja a comparação: