Nesta terça-feira (3), acontece o segundo dia de velório do papa. A Basílica de São Pedro, onde repousam os restos mortais do papa Bento XVI, recebeu cerca de 65 mil fiéis na segunda-feira (2), o primeiro dos três dias do longo velório, informou o Vaticano.
Esse número superou em muito as expectativas, uma vez que a delegação governamental em Roma estimava 35 mil visitantes por dia até o funeral, que será realizado na quinta-feira (5). Cinco horas após a abertura, mais de 40 mil pessoas já tinham visitado a exposição dos restos mortais.
Para o funeral, presidido pelo papa Francisco na próxima quinta-feira, também na Praça de São Pedro, são esperadas diariamente no Vaticano até 60 mil pessoas, de acordo com as mesmas fontes, embora essas estimativas possam ser revistas para cima.
No momento, o Vaticano confirmou que as únicas delegações oficialmente presentes serão as de Itália e Alemanha, embora o governo espanhol tenha confirmado à Agencia EFE que a rainha emérita, Sofia, e o ministro da Presidência, Felix Bolaños, estarão presentes no funeral.
A segurança na capital italiana foi reforçada por ocasião do velório do papa emérito Bento XVI, com a presença de mais de mil agentes e o fechamento do espaço aéreo na Praça de São Pedro durante o funeral.
"O nosso objetivo é garantir a segurança daqueles que desejam prestar a sua homenagem", disse o prefeito de Roma, Bruno Frattasi, explicando as medidas adotadas na reunião para a ordem e segurança públicas.
"Teremos pelo menos mil agentes das forças de segurança no para o funeral, não menos do que o número previsto para a véspera de Ano Novo", disse Frattasi no final da reunião de domingo, quando confirmou que no dia do funeral "está prevista uma interdição do espaço aéreo sobre a Praça de São Pedro".
Além disso, ao longo dos três dias de velório, haverá um destacamento de várias unidades médicas móveis e ambulâncias, assim como 500 voluntários da Defesa Civil que também terão a tarefa de organizar filas e tempos de espera.
O velório do papa emérito, que morreu em 31 de dezembro, aos 95 anos, foi aberto na manhã de segunda-feira para a última despedida dos fiéis. Centenas de pessoas fizeram filas desde a madrugada para entrar na Basílica de São Pedro.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode