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Vendas do intrigante vestido cresceram 347% na sexta-feira. | Reprodução
Vendas do intrigante vestido cresceram 347% na sexta-feira.| Foto: Reprodução

Da cor de dinheiro. É assim que a Roman Originals, uma marca de roupas britânica, vê a cor do vestido mais comentado desta sexta-feira (28) – os internautas se questionam se ele é azul e preto ou branco e dourado, e cada um tem uma resposta. Enquanto isso, a companhia fatura.

Discordância sobre a cor está relacionada à percepção cerebral

  • São Paulo

A história começou quando a escocesa Caitlin McNeill postou uma foto do vestido, tirada no casamento de uma amiga – a peça era da mãe da noiva e, quando ela mandou a imagem para a filha, ela e o futuro marido discordaram a respeito de qual era a cor da roupa. A noiva publicou a foto no Facebook, gerando também controvérsia, e McNeill a replicou no Tumblr. Sites como o BuzzFeed publicaram a dúvida, que se tornou viral.

A razão para tanta discordância tem a ver com a maneira como nosso cérebro percebe um elemento em relação ao contexto em que está inserido, explicam cientistas ouvidos pela revista Wired.

Segundo eles, nossos olhos são capazes de ver uma cor mais escura quando inserida num contexto de luminosidade mais baixa, ou uma cor mais clara quando a luminosidade é mais alta.

A Roman é a fabricante do vestido de renda que gerou a controvérsia: em uma foto postada originalmente no Tumblr, a roupa parece “mudar de cor”, de acordo com a pessoa que vê. Depois que a jovem escocesa Caitlin McNeill, 21, publicou a imagem questionando qual era, de fato, a pigmentação do vestido, a internet se pôs a debater qual era a opção correta.

No Twitter, os comentários sobre o caso “the dress” geraram mais de 11 milhões de comentários.

Michelle Bastok, estilista da marca, contou que os funcionários perceberam que a rede havia ficado “louca” sobre o assunto na manhã de ontem, por volta das 5 horas na Inglaterra, quando as pessoas passaram a comentar o assunto no Facebook da companhia, que tem 200 pontos de venda no Reino Unido. Os funcionários foram chamados para uma força tarefa para dar conta da demanda.

“Tivemos de aumentar o estoque, alocar mais modelos para as lojas, informar os vendedores. Foi fantástico”, conta.

Até por volta das 15 horas de sexta-feira, as vendas do modelo azul, que é a resposta correta, haviam crescido 347% em relação a ontem, ou seja, mais do que quadruplicaram, sendo quase cem peças apenas para o Brasil.

Bastok não revela números absolutos, mas, de acordo com a companhia, o vestido representou 60% de tudo o que as lojas comercializaram ontem.

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