O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, disse que 90% das dívidas de seu governo com o Panamá, que somam mais de US$ 1 bilhão, são fraudulentas e podem resultar em acusações criminais.
Jaua afirmou que o governo venezuelano já pagou a empresários panamenhos dólares por importações e mercadoria que nunca chegaram. Então 90% da dívida não seriam devidos.
Os comentários do ministro foram transmitidos neste domingo (9) pela emissora de televisão Televen e foram feitos depois que o presidente venezuelano Nicolas Maduro rompeu relações diplomáticas com o Panamá, na semana passada, após o país centro-americano ter proposto ao Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) convocar uma reunião com os chanceleres da região para buscar uma saída para a crise venezuelana. Maduro também congelou as transações econômicas.
O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, disse que não esperava que a ruptura das relações diplomáticas com a Venezuela afetasse o pagamento das dívidas aos empresários panamenhos.
Fonte: Associated Press.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA