O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira que selou uma aliança estratégica com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, para enfrentar o imperialismo americano.
- Nossos países devem manter suas mãos prontas sobre a espada - disse Chávez durante uma visita a uma academia militar da Bielorrússia.
- Após um dia de trabalho intenso, criamos uma aliança estratégica entre nossos países - disse ele através de um intérprete. - [A aliança] É absolutamente vital para proteger nossa terra, para evitar ameaças internas e externas.
Chávez não deu detalhes sobre o que a aliança envolveria. Ele é um forte crítico dos Estados Unidos e proclama ideais socialistas para unir a América do Sul contra a influência de Washington.
Lukashenko está à frente de uma economia comandada ao estilo soviético. Washington afirma que ele dirige a última ditadura da Europa.
A Bielorrússia está sujeita às sanções da União Européia e dos Estados Unidos depois que observadores ocidentais acusaram o presidente de manipular sua própria reeleição em março.
Chávez deixa a Bielorrússia na terça-feira e vai para a Rússia, onde deve assinar um acordo para comprar jatos e helicópteros russos. Ele ainda viajará para o Qatar, Irã, Vietnã e Mali.
A turnê faz parte do lobby para a candidatura da Venezuela a um assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Deixe sua opinião