Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regime de Maduro

Venezuela “exige” que EUA respeitem soberania sobre mandado de prisão de opositor

Venezuela “exige” que EUA respeitem soberania sobre mandado de prisão de opositor
O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil (Foto: EFE/Miguel Gutierrez)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, exigiu nesta terça-feira (3) que os Estados Unidos “respeitem” a soberania do país, depois que o governo americano rejeitou o mandado de prisão expedido na segunda-feira (2) por um tribunal venezuelano especializado em crimes relacionados ao terrorismo, controlado pelo chavismo, contra o líder opositor Edmundo González Urrutia.

“Os EUA deveriam se concentrar em seus problemas, que eles têm o suficiente, respeitar nosso país e nossa soberania. Continuaremos a avançar apesar de seu ódio e pretensões neocoloniais”, afirmou Gil em mensagem na plataforma Telegram, em resposta ao secretário de Estado assistente americano para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian A. Nichols, que criticou a medida da justiça venezuelana.

Segundo informações da Agência EFE, Nichols, por meio da rede social X, rejeitou o mandado de prisão contra Urrutia e disse que o líder opositor promoveu a “reconciliação nacional”.

“Em vez de reconhecer sua derrota eleitoral e se preparar para uma transição pacífica na Venezuela, [o ditador do país, Nicolás] Maduro agora ordenou a prisão do líder democrático que o derrotou esmagadoramente nas urnas”, acrescentou.

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela declarou que Nichols é cúmplice da “gangue criminosa que tentou incendiar o país depois de perder as eleições”, referindo-se à oposição.

“Agora ele está fazendo birra quando a justiça se refere aos organizadores da violência e do desrespeito aos poderes públicos”, acrescentou.

Nesta terça-feira, os EUA anunciaram que estão considerando que medidas tomar contra o regime venezuelano em retaliação ao mandado de prisão contra González.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.