A Venezuela extraditará aos Estados Unidos nesta quinta-feira o narcotraficante Maximiliano Bonilla Orozco, conhecido como "Valenciano", semanas depois de anunciar sua captura durante uma visita do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ao presidente venezuelano, Hugo Chávez.

CARREGANDO :)

"Um avião da DEA (agência de combate às drogas dos EUA) buscará Maximiliano Bonilla, 'Valenciano', para transportá-lo aos Estados Unidos", disse na quarta-feira uma fonte do Ministério de Relações Interiores e de Justiça da Venezuela.

"Valenciano", de 39 anos, também era procurado pelos EUA, que chegaram a oferecer 5 milhões de dólares por informações que permitiriam sua captura.

Publicidade

"Valenciano" tinha o controle das rotas do tráfico de drogas até a Jamaica, Guatemala, Honduras e México, segundo versões dadas pelo governo colombiano.

A notícia da captura foi qualificada por Santos como "um presente", pois o traficante está na lista de procurados pela Colômbia e outros países.

A Venezuela assegura que multiplicou o número de detenções de narcotraficantes e do confisco de drogas desde que expulsou a agência antidrogas dos EUA em 2005 por espionagem.