CARREGANDO :)

- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a reunião entre presidentes da Guiana e da Venezuela e o papel da Rússia no conflito

*) Está marcada para esta quinta-feira, dia 14, a reunião entre Venezuela e Guiana para discutir a questão da disputa pela região do Essequibo, que representa quase 70% de todo o território guianense.

Publicidade

A disputa histórica ganhou temperatura nas últimas semanas com a realização daquele referendo por parte do regime de Maduro, no qual 95% dos habitantes teriam defendido medidas para que a Venezuela anexasse a região.

Depois de colocar em prática algumas ações que aumentaram até o risco de um conflito armado no continente, Maduro deu uma breve recuada. Tanto que esta reunião entre os países, a ser realizada em São Vicente e Granadinas, acabou sendo marcada.

Em meio a tudo isso, a diplomacia brasileira está sendo questionada. Como, afinal, tentar posar como um ator importante em conflitos pelo mundo, se nem no nosso quintal conseguimos agir efetivamente?

Papel do Brasil

O Itamaraty, agora, tenta correr atrás do prejuízo, tanto que o assessor especial do presidente, Celso Amorim, irá participar do encontro entre Venezuela e Guiana.

E Maduro? Bem, o ditador venezuelano lançou mão da carta “é tudo culpa dos Estados Unidos”. Mas como? E que papel a Rússia de Vladimir Putin teria em todo esse cenário?

Publicidade

Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre esses temas envolvendo a ameaça de conflito entre Venezuela e Guiana e o interesse da Rússia no assunto. O convidado é o jornalista Diogo Schelp, que é colunista da Gazeta do Povo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.