Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regime chavista

María Corina diz que Maduro comete “terrorismo de Estado” contra menores da Venezuela

María Corina diz que Maduro comete "terrorismo de Estado" contra menores da Venezuela
Maria Corina Machado, líder da oposição na Venezuela (Foto: Ronald Penã R/EFE)

Ouça este conteúdo

A líder opositora venezuelana María Corina Machado denunciou em suas redes sociais que o regime de Nicolás Maduro tem cometido "terrorismo de Estado" contra os menores de idade no país, informou neste domingo (1º) o portal argentino Infobae.

Conforme informações da ONG Foro Penal, desde a fraude eleitoral perpetrada pelo chavismo em 28 de julho, mais de 100 menores que participaram de protestos contra o ditador Nicolás Maduro foram detidos sob condições que Machado descreve como “violentas e desumanas”. Neste domingo, o Foro Penal disse 86 menores já foram libertados, ainda sob “restrições”.

Segundo a oposição, a maior parte dos menores presos pelo regime chavista foram isolados de suas famílias e privados de acesso a defesa legal, enfrentando um tratamento que María Corina considerou como “sem precedentes na história recente da Venezuela”.

A líder opositora, segundo o Infobae, fez questão de ressaltar através de um post no X o caso de Victoria, uma jovem de 16 anos que, segundo ela, foi sequestrada em 29 de julho e ficou sem acesso a advogados. Machado ainda mencionou outros casos envolvendo menores que sofreram problemas neurológicos graves após a detenção.

"Lauriannys, uma jovem de 16 anos recém-formada no ensino médio, foi detida em 14 de agosto após ser denunciada por uma funcionária da Prefeitura de Carúpano. Ela foi acusada de reenviar uma mensagem pelo WhatsApp após 28 de julho. Naquela noite, um grupo de funcionários do regime a retirou à força de sua casa como se fosse uma criminosa. Devido ao impacto do ocorrido, Lauriannys começou a se sentir mal e sofreu um colapso que causou danos cerebrais, necessitando de transporte urgente para um centro de saúde. Lá, ela foi processada judicialmente sem direito a defesa por instigação ao ódio, recebendo uma pena de 24 anos de prisão", contou a líder opositora no X, segundo o portal Noticiero Digital.

Machado expressou seu pesar como mãe, criticando o regime de Maduro que, segundo ela, está forçando jovens ao “exílio e à pobreza”. Além disso, disse a opositora, o regime chavista está submetendo os jovens do país à violência e à prisão.

“Exigimos a liberdade de todos esses jovens e de todos os presos políticos”, disse Machado no X, conforme noticiou o Infobae.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.