A ditadura da Venezuela parabenizou Belarus - que comemorou na segunda-feira (3) o 79º aniversário de sua independência -, e aproveitou para ratificar o compromisso de trabalhar pelos "objetivos mutúos" dos dois países, que mantêm acordos de cooperação em várias áreas.
No Twitter, o ministro das Relações Exteriores do regime venezuelano, Yván Gil, deu os parabéns à ditadura de Alexander Lukashenko, que está no poder desde 1994, e à população de Belarus pela data que marca o fim da ocupação nazista em 1944. Em 1990, Belarus também se declarou independente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
"Celebramos a soberania do povo bielorrusso e ratificamos nossos laços de amizade e os objetivos mútuos de alcançar um mundo de justiça e paz", afirmou o chanceler venezuelano na rede social.
Venezuela e Belarus mantêm há 26 anos relações diplomáticas, que se intensificaram a partir de 2006, quando foram inauguradas as embaixadas de Minsk e Caracas.
Segundo a chamada "revolução bolivariana", as duas nações mantêm uma "relação bilateral estratégica e de cooperação" no setor industrial, de petróleo e de construção de casas, entre outros.
Em dezembro de 2021, representantes dos dois governo assinaram em Caracas cinco documentos de cooperação nas áreas de segurança, indústria, mineração, transporte, habitação, alimentação, agricultura e petroquímica.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares