O luto nacional de sete dias que o governo da Venezuela decretou em 6 de março pela morte do presidente Hugo Chávez foi prorrogado até sexta-feira, segundo um decreto publicado nesta quarta-feira pela imprensa oficial.
A extensão do luto nacional até as 20h de sexta-feira (0h30 de sábado em Brasília), envolve a obrigatoriedade de que a bandeira nacional continue a meio mastro e se mantenha suspensa qualquer atividade festiva oficial.
Na mesma sexta-feira, o corpo de Chávez será levado da Academia Militar, onde está sendo velado desde o dia 6, para um museu do oeste de Caracas, onde haverá um ato oficial em que confirmaram presença os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa.
O funeral oficial de Chávez foi realizado na sexta-feira passada com a presença de 30 chefes de Estado e de governo, entre os quais estavam Morales e Correa.
Ao contrário do decreto inicial de luto nacional, as atividades educativas não serão suspensas.
Além do luto nacional, o governo decretou ainda em 5 de março a proibição de venda de bebidas alcoólicas até o próximo sábado, em uma medida que também estabelece a restrição ao porte de armas de fogo.