A Venezuela cancelou uma cúpula regional na semana que vem devido à doença que mantém o presidente Hugo Chávez afastado do país, recuperando-se de uma cirurgia em Cuba, de onde na quarta-feira ele enviou um vídeo em que aparece conversando com o ex-presidente cubano Fidel Castro.
O cancelamento foi um duro golpe para simpatizantes de Chávez, quem esperava regressar à Venezuela a tempo de comandar o evento de 5 e 6 de julho, que coincidiria com o bicentenário da independência nacional.
Chávez, de 56 anos, gosta de dominar o palanque em grandes eventos e planejava uma festa nacional, com a presença de vários chefes de Estado.
Seu governo disse que o encontro de líderes da América Latina e do Caribe foi cancelado por razões de 'força maior'. 'O comandante Hugo Chávez Frías está no meio de um processo de recuperação e de rigoroso tratamento médico.'
Segundo o comunicado, a cúpula será remarcada para o segundo semestre deste ano.
No novo vídeo divulgado na quarta-feira, Chávez parece ter recuperado seu jeito falante no encontro com Fidel, seu amigo e mentor político. A divulgação das imagens é uma estratégia do governo para se contrapor a rumores de que Chávez estaria gravemente doente.
Em imagens anteriores desde que ele foi operado em Cuba, no dia 10, Chávez aparecia calado. Desta vez, ele conversa sobre política regional e conta histórias, diante da edição de terça-feira do jornal cubano 'Granma.'
'Vejam como Fidel está lendo, sem óculos. Eu também, só que com um pouco de dificuldade!', brincou Chávez, de aspecto animado, ao lado do dirigente revolucionário de 84 anos. Antes, a dupla aparecia passeando em um jardim, supostamente do hospital Cimeq, de Havana.
O governo diz que o presidente se recupera da retirada de um abscesso pélvico, mas a oposição suspeita que ele sofra de algo pior, talvez um câncer de próstata.
O vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, disse que as novas imagens mostram que Chávez está quase recuperado. 'Elas confortaram a nação e elevaram o moral.'
Pelo Twitter, os chavistas celebraram.
'Pense em toda essa gente que está agora mordendo a língua ao ver as imagens do presidente Chávez conversando normalmente, com a mesma energia e paixão de sempre', disse a advogada norte-americana Eva Golinger, ligada politicamente ao presidente.
Mesmo assim, as novas imagens não provam que Chávez não sofra de câncer, nem respondem a algumas perguntas -- por que Chávez ainda não fez um pronunciamento à nação, por que ele continua em Havana, e quem está governando a Venezuela.
O assunto ilustra a falta de um sucessor óbvio para Chávez e o seu 'Socialismo do Século 21.'
'A ausência de Chávez levou, admita o governo ou não, a uma crise de governo e a um vazio de poder', disse o analista Diego Moyá-Ocampos.
Para alguns venezuelanos, no entanto, Chávez tem permitido deliberadamente que os rumores se espalhem, pois isso lhe permitiria sondar a opinião de aliados e adversários, além de fazer uma volta triunfal que o fortaleça para disputar um novo mandato em 2012.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano