O governo venezuelano tomará ações legais contra o El País, que publicou uma foto falsa do presidente Hugo Chávez no hospital. O jornal espanhol retirou a foto do ar após pedir desculpas aos leitores.
Em dezembro, Chávez se submeteu em Cuba à quarta cirurgia em 18 meses contra um câncer. Desde então, não foi visto em público, o que gera dúvidas sobre o real estado de saúde do popular líder socialista.
A foto granulada que o El País publicou na Internet, dita como exclusividade mundial, mostrava a cabeça de um homem deitado e entubado. Ela ficou no site do jornal por cerca de 30 minutos e também apareceu nas primeiras tiragens, antes de o jornal parar a impressão e mudar a primeira página.
O jornal pediu desculpas aos leitores e anunciou que abrirá uma investigação para determinar as razões que levaram a publicação da fotografia.
Horas depois, na quinta-feira, o ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, anunciou que o governo "exercerá as ações legais pertinentes ante o erro cometido, que não se paga com as magras desculpas oferecidas pela empresa".
"Trata-se de um assunto que não deve alterar em nada as relações bilaterais entre o governo venezuelano e o governo espanhol", acrescentou ele, em um encontro com a imprensa.
O jornal El Pais ressaltou que a agencia Gtres Online foi quem entregou a fotografia, que supostamente havia sido feita por uma enfermeira cubana que teria enviado a foto para uma irmã na Espanha.
- Chávez recebe autoridades venezuelanas em meio a "batalha complexa"
- Embaixador da Venezuela no Brasil diz que Chávez "está bem"
- Italiano assume que mandou foto falsa de Chávez, diz imprensa mexicana
- Governo da Venezuela reage a foto falsa de Chávez
- Cristina Kirchner critica "El País" por foto falsa de Chávez
- Jornal espanhol divulga foto falsa de Chávez entubado
- Venezuela negocia regularização das relações com EUA