Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão

Venezuela tomará ações legais por foto falsa de Chávez

Mulher lê exemplar do jornal espanhol El País com imagem falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez na primeira página | Andrea Comas/Reuters
Mulher lê exemplar do jornal espanhol El País com imagem falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez na primeira página (Foto: Andrea Comas/Reuters)

O governo venezuelano tomará ações legais contra o El País, que publicou uma foto falsa do presidente Hugo Chávez no hospital. O jornal espanhol retirou a foto do ar após pedir desculpas aos leitores.

Em dezembro, Chávez se submeteu em Cuba à quarta cirurgia em 18 meses contra um câncer. Desde então, não foi visto em público, o que gera dúvidas sobre o real estado de saúde do popular líder socialista.

A foto granulada que o El País publicou na Internet, dita como exclusividade mundial, mostrava a cabeça de um homem deitado e entubado. Ela ficou no site do jornal por cerca de 30 minutos e também apareceu nas primeiras tiragens, antes de o jornal parar a impressão e mudar a primeira página.

O jornal pediu desculpas aos leitores e anunciou que abrirá uma investigação para determinar as razões que levaram a publicação da fotografia.

Horas depois, na quinta-feira, o ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, anunciou que o governo "exercerá as ações legais pertinentes ante o erro cometido, que não se paga com as magras desculpas oferecidas pela empresa".

"Trata-se de um assunto que não deve alterar em nada as relações bilaterais entre o governo venezuelano e o governo espanhol", acrescentou ele, em um encontro com a imprensa.

O jornal El Pais ressaltou que a agencia Gtres Online foi quem entregou a fotografia, que supostamente havia sido feita por uma enfermeira cubana que teria enviado a foto para uma irmã na Espanha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.