Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após tiroteios

Venezuela e Uruguai alertam cidadãos sobre riscos de viajar para os EUA

Agentes monitoram área da loja do Walmart, onde um atirador matou ao menos 22 pessoas
Agentes monitoram área da loja do Walmart, onde um atirador matou ao menos 22 pessoas (Foto: Joel Angel Juarez | AFP)

Dias depois dos tiroteios nas cidades norte-americanas de El Paso, no Texas, e Dayton, em Ohio, que deixaram mais de 30 mortos, nesta segunda-feira (5) a Venezuela e o Uruguai advertiram seus cidadãos a terem cautela quando viajam para os Estados Unidos.

O ministro das Relações Exteriores do regime chavista, Jorge Arreaza, aconselhou os cidadãos a "tomar precauções extremas ou adiar suas viagens diante da proliferação de atos de violência e crimes de ódio". O Ministério das Relações Exteriores do Uruguai alertou para o aumento da violência indiscriminada, principalmente por crimes de ódio.

O Ministério das Relações Exteriores venezuelano citou El Paso e Dayton em um comunicado. "Esses crescentes atos de violência encontraram eco e sustentação nos discursos e ações impregnados de discriminação racial e ódio contra populações migrantes proferidos e executados pela elite supremacista que detém o poder político em Washington", disse o comunicado.

O Uruguai alertou para a "posse indiscriminada de armas de fogo pela população" nos EUA, e recomendou aos viajantes não levar crianças a parques de diversão, eventos esportivos e outros lugares com multidões.

Na sexta-feira passada, o Departamento de Estado dos EUA elevou sua recomendação de viagem para o Uruguai do Nível 1 (Pratique precauções normais) para o Nível 2 (Pratique maior cautela) "devido à criminalidade". O maior aviso de viagem nos EUA é o Nível 4: não viaje.

A Venezuela, que passa por uma grave crise econômica, política e social e é um dos países mais violentos da América Latina, também já foi alvo de alertas do tipo do governo americano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.