O presidente da Venezuela Hugo Chávez convocou neste domingo a população venezuelana para votar massivamente nas eleições legislativas que se realizam no país, enquanto políticos da oposição defendem o boicote ao pleito. O voto não é obrigatório no país.
- Convoco toda a nação a cumprir cada um com o seu papel e votar, todos os do governo e da oposição que crêem na democracia - disse Chávez em mensagem em cadeia nacional de rádio e televisão.
Cerca de 14,5 milhões de venezuelanos devem participar do pleito para eleger 167 políticos que vão compor a Assembléia Nacional (AN) até 2010, sendo outros 12 deputados para o Parlamento Latino-Americano e cinco para o Parlamento Andino. O presidente Hugo Chávez espera obter pelo menos dois terços das vagas.
As urnas foram abertas às 5h30 no horário local (7h30 horário de Brasília). O governo venezuelano mobilizou cerca de 120 mil militares para garantir a segurança nas zonas eleitorais. O pleito será observado por mais de 400 especialistas de comissões de defesa da democracia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Européia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas