O presidente da Venezuela Hugo Chávez convocou neste domingo a população venezuelana para votar massivamente nas eleições legislativas que se realizam no país, enquanto políticos da oposição defendem o boicote ao pleito. O voto não é obrigatório no país.
- Convoco toda a nação a cumprir cada um com o seu papel e votar, todos os do governo e da oposição que crêem na democracia - disse Chávez em mensagem em cadeia nacional de rádio e televisão.
Cerca de 14,5 milhões de venezuelanos devem participar do pleito para eleger 167 políticos que vão compor a Assembléia Nacional (AN) até 2010, sendo outros 12 deputados para o Parlamento Latino-Americano e cinco para o Parlamento Andino. O presidente Hugo Chávez espera obter pelo menos dois terços das vagas.
As urnas foram abertas às 5h30 no horário local (7h30 horário de Brasília). O governo venezuelano mobilizou cerca de 120 mil militares para garantir a segurança nas zonas eleitorais. O pleito será observado por mais de 400 especialistas de comissões de defesa da democracia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Européia.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT