O veredicto do julgamento do mordomo do Papa Bento XVI será anunciado no sábado (6), informou nesta quarta-feira (3) o porta-voz do Vaticano, pouco depois de um policial ter afirmado que foram encontrados "quase 1.000 "documentos de interesse" na residência do acusado.
Segundo o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, no sábado será conhecido o veredicto do julgamento de Paolo Gabriele, acusado de ter roubado documentos confidenciais que revelaram a tensão na cúpula da Igreja.
Nesta quarta-feira, o policial Silvano Carli afirmou que foram encontrados "quase 1.000 documentos de interesse (...) com a assinatura do Santo Padre" quando Gabriele foi detido em maio.
Além dele, outros três policiais do Vaticano devem ser ouvidos hoje.
As testemunhas afirmaram que havia "centenas de milhares de documentos" na casa do mordomo, indicando que os referentes ao Papa estavam "habilmente dissimulados" entre os papéis espalhados.
Na quinta-feira (4), dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália, não está prevista audiência. O papa viajará ao santuário de Loreto, leste da Itália.
O julgamento deve recomeçar na sexta-feira (5) com os argumentos da acusação e da defesa. O veredicto pode ser anunciado no sábado.
O ex-mordomo do Papa, Paolo Gabriele, que afirmou na terça-feira (2) que Bento XVI foi "manipulado", afirmou ser inocente da acusação de roubo dos documentos, mas disse que sente culpa por ter traído o pontífice.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou