O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, visitará o Brasil nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho.
Ele irá primeiro a Brasília se reunir com o presidente Michel Temer. De lá, seguirá para o Rio e terminará a viagem em Manaus, onde visitará projetos ambientais e centro de acolhimento a refugiados venezuelanos.
Em sua viagem anterior à região, em agosto do ano passado, Pence foi para Argentina, Chile, Colômbia e Panamá, mas não passou pelo Brasil.
O ex-secretário de Estado dos EUA Rex Tillerson também visitou a América Latina e "pulou" o Brasil.
Leia também: Crise humanitária na Venezuela pode não ser comentada na Cúpula das Américas mais uma vez
No começo desta semana, o vice-presidente informou querer fortalecer os compromissos dos Estados Unidos com a América Latina na viagem.
Antes da ida ao Brasil, Pence irá substituir o presidente Donald Trump em participação na Cúpula das Américas, encontro de líderes do continente que começa nesta sexta (13), em Lima.
A cúpula marcaria a primeira viagem de Trump à América Latina, mas ele cancelou sua viagem na terça (10) dizendo que precisava centrar esforços na resposta dos EUA a um suposto ataque químico na Síria.
No encontro, o objetivo de Washington será promover a economia americana e trabalhar para "responsabilizar líderes antidemocráticos por suas ações", segundo nota divulgada pelo escritório do vice-presidente.