O segundo homem do comando da al-Qaeda teria pedido para o Hamas não sucumbir às pressões árabes para uma trégua com Israel na Faixa de Gaza e prometeu apoiar a luta contra os israelenses.
Através de um vídeo publicado na Internet nesta segunda-feira (23), o suposto líder militante também convidou mulçumanos no Iêmen, Afeganistão e Somália para avançar na luta contra os "cruzados" - um termo usado por radicais para se referir ao Ocidente - e seus agentes.
A autenticidade de que Ayman al-Zawahri é o autor do vídeo não foi confirmada. "Os aliados árabes de Israel estão tentando impor uma calma (trégua) sobre o povo de Gaza com a intenção de parar o seu jihad... Eu digo para os nossos irmãos e companheiros em Gaza que o jihad para libertar os palestinos e toda a terra islâmica não deve parar", disse Ayman al-Zawahri.
O Egito vem negociando um acordo de trégua entre o Hamas, que controla Gaza, e Israel após um ofensiva israelense no final de dezembro na região. Cerca de 1.300 palestinos morreram no conflito.
"Eu reafirmo para nossos irmãos em Gaza e em todo lugar que o mujahideen contra os cruzados em várias regiões de combate estão a disposição de seus irmãos em Gaza e em todo lugar treinando e preparando", disse Zawahri.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião