Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Abatido por engano

Vídeo mostra que foram disparados dois mísseis contra avião ucraniano no Irã

Equipes de resgate trabalham no local da queda do avião de companhia ucraniana que caiu após decolar de Teerã em 8 de janeiro de 2020 (Foto: AFP)

O New York Times divulgou nesta terça-feira (14) um vídeo que mostra que dois mísseis atingiram o avião ucraniano que caiu na semana passada em Teerã após a decolagem. Os mísseis foram lançados de uma base militar iraniana a cerca de 12 quilômetros de distância do avião, segundo a publicação, que verificou a autenticidade do vídeo.

As imagens de câmera de segurança ajudam a explicar por que o transponder da aeronave parou de funcionar antes do impacto do míssil. O vídeo parece confirmar que um primeiro disparo desabilitou o transponder. O segundo míssil foi disparado 23 segundos depois; os dois disparos foram captados pelo vídeo.

Nenhum dos dois disparos derrubou o avião, que é visto em chamas tentando retornar ao aeroporto internacional de Teerã. A aeronave explodiu e caiu minutos depois, matando todas as 176 pessoas que estavam a bordo.

Segundo o New York Times, o novo vídeo foi gravado a partir topo de um edifício na vila de Bidkaneh, a cerca de 6 quilômetros de uma base militar iraniana, e publicado no YouTube por um usuário iraniano na madrugada do acidente.

O Irã admitiu no sábado que o avião Boeing 737 da Ukraine International Airlines foi abatido por mísseis iranianos por engano. A TV estatal do Irã levou ao ar um pronunciamento dos militares culpando um "erro humano" pela queda do avião. "As forças armadas estavam em seu nível mais alto de prontidão", acrescentou o comunicado. "Nessas condições, devido a erro humano e de maneira não intencional, o voo foi atingido".

Nesta terça-feira, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que todos os responsáveis pela catástrofe devem ser punidos. Após a fala do presidente, a Justiça iraniana anunciou várias prisões, sem esclarecer quantas pessoas foram presas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.