Um poderoso vídeo gravado de drone em uma região da Eslovênia próxima à fronteira com a Croácia mostra um pouco da extensão da crise migratória na Europa. Nas imagens do canal Channel 4, uma multidão de refugiados sírios atravessa a pé uma fazenda no caminho ao centro europeu -- os destinos mais desejados são França, Alemanha e Reino Unido (a rota principal, após a Hungria fechar suas fronteiras, é via Croácia, Eslovênia e Áustria).
Drone footage shows migrants and refugees crossing farmlandThis drone footage filmed near the Croatian border shows thousands of migrants and refugees crossing through farmland on foot.Slovenia has complained it lacks manpower and equipment to handle the recent influx of people crossing through the country.
Posted by Channel 4 News on Segunda, 26 de outubro de 2015
A Eslovênia recebeu mais de 86 mil migrantes desde que a Hungria fechou a sua fronteira com a Croácia, há algumas semanas. O governo esloveno, que disse não suportar este fluxo, espera que o plano de emergência aprovado durante uma cúpula europeia no domingo (25) permita enfrentar em melhores condições a situação.
O plano prevê a criação de 100 mil vagas de alojamento na Grécia e nos Bálcãs, bem como uma melhor coordenação entre os países dos Bálcãs.
O ministro esloveno das Relações Exteriores, Karl Erjavec, citado pela agência de notícias STA, advertiu que seu país tem vários projetos, incluindo a construção de uma cerca “se a situação se agravar e o plano de ação de Bruxelas não for aplicado”.
A Eslovênia e a vizinha Croácia parecem se comunicar melhor nos últimos dias e tentam estabelecer uma ligação por trem para reduzir a pressão sobre a cidade eslovena de Krsko, onde milhares de pessoas passam todos os dias.