Foi divulgado nesta sexta-feira (13) um vídeo que, se comprovada a autenticidade, seria o primeiro registro das três jovens britânicas que fugiram de Londres já na Turquia, se preparando para cruzar a fronteira com a Síria. O vídeo apresentado pela emissora de TV AHBR mostra jovens muito parecidas com Kadiza Sultana, de 16 anos, Shamima Begum, 15, e Amira Abase, 15, com roupas de frio e bagagens.
As três jovens descem de um táxi e são recebidas por um homem que as ajuda com as malas. Ele as conduz até outro carro e diz que estarão na Síria em uma hora. O vídeo parece ter sido filmado pelo próprio suspeito e teria sido gravado em 19 de fevereiro, na cidade turca de Gaziantep, ao norte da síria Aleppo. Dois dias antes, Shamima, Kadiza e Amira embarcaram no aeroporto de Gatwick, em Londres, sem o conhecimento dos pais. “Coloquem suas malas. Corram, não parem aqui”, diz o homem no vídeo.
As jovens aparecem com pesados casacos, duas delas com capuzes de pele sobre a cabeça. A terceira usa um hijab. No fim do vídeo, um intérprete diz: “Peguem os passaportes sírios: um, dois, três. Está bem”. O carro, então, parte. O objetivo das jovens era se juntar ao grupo extremista Estado Islâmico, que atua em Síria e Iraque.
De acordo com a Sky News, o vídeo teria sido feito pelo homem preso na quinta-feira e, que segundo o governo, é suspeito de espionar para um dos países que integram a coalizão contra o Estado Islâmico. Nesta sexta-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Turquia disse que o detido é sírio, mas reafirmou que ele trabalhava como espião para um dos membros da coalizão.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula