Uma câmera de vigilância em um supermercado do Arizona registrou em vídeo os momentos de caos e heroísmo, quando um homem armado disparou no rosto da deputada Gabrielle Giffords, voltando em seguida a arma contra a multidão, disse nesta quarta-feira um chefe do escritório do xerife no condado de Pima, Rick Kastigar.
Kastigar disse ter visto a primeira parte do vídeo de vigilância que mostra os disparos. Segundo ele, o suspeito Jared Loughner, de 22 anos, anda no entorno de uma mesa ao redor de Giffords, vai até ela e dispara em sua face. Kastigar estimou que o atirador estava a menos de um metro da deputada quando atirou.
A autoridade disse que o juiz John Roll ajudou a proteger o assessor da deputada Ron Barber quando começaram os disparos. "Eu acredito que o juiz seja um herói", afirmou Kastigar. Roll acabou morrendo em consequência dos disparos. "Eu acho que o juiz Roll é responsável por tirar o sr. Barber da linha de fogo e ajudou a salvar a vida dele".
Barber recebeu tiros na perna, na face e na região do pescoço, mas sobreviveu. Giffords foi gravemente ferida e está hospitalizada, e os médicos dizem que seu estado melhora a cada dia. O escritório do xerife entregou o vídeo ao FBI (polícia federal norte-americana), que se negou a liberá-lo para o público. As informações são da Associated Press.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura