Uma câmera de vídeo gravou o momento em que o chefe do cartel mexicanos de drogas de Sinaloa, Joaquín “El Chapo” Guzmán, fugiu de uma penitenciária de segurança máxima por um túnel, no último sábado (12). Na gravação, Guzmán aparece agachando sob a ducha de sua cela. Depois, ele senta sobre sua cama, troca de sapatos e finalmente desaparece por um buraco no chão.

CARREGANDO :)

O narcotraficante fugiu da prisão de Altiplano, na cidade de Almoloya de Juárez, por um túnel de 1,5 km de comprimento e 1,70 m de altura.

Publicidade

No sofisticado túnel, que contava com ventilação e iluminação, as autoridades encontraram uma motocicleta adaptada sobre trilhos que teria servido para transportar as ferramentas necessárias para a escavação, assim como para retirar a terra. Autoridades acreditam que Guzmán possa ter usado a moto na fuga.

O canal, no qual também foram encontrados instrumentos de construção, tanques de oxigênio e recipientes com combustível, desemboca em um imóvel em construção, no bairro de Santa Juanita, ao sudoeste da penitenciária.

Segundo a construtora mexicana Arquipromotora, a escavação do túnel usado para a fuga gerou 531 caçambas de entulho.

A fuga -a segunda de Guzmán em 14 anos-, além de levantar temores sobre o retorno à ativa do homem que já foi apontado como o narcotraficante mais poderoso do mundo, expõe o governo do presidente Enrique Peña Nieto, que havia promovido sua prisão, no ano passado, como símbolo de sucesso na guerra contra os cartéis.