Entre as mais de 200 vítimas do tsunami que atingiu a Indonésia na noite deste sábado (22) estão três integrantes da banda “Seventeen”. O grupo fazia uma apresentação no Tanjung Lesung Beach Resort, na praia de Tanjung Lesung, estreito de Sunda, quando uma onda gigante invadiu o palco do local e o arrastrou contra o público.
Leia também: 5 fatos e 5 mitos sobre as mudanças climáticas
Um vídeo realizado por uma das pessoas que participava do evento mostra o momento exato da tragédia.
VIDEO: The moment there was pandemonium after wave crashes into concert at resort in western Java, while Indonesia's #SeventeenBand was performing https://t.co/fIOrsZYUP6
â Channel NewsAsia (@ChannelNewsAsia) December 23, 2018
Warning: Some might find this video distressing. pic.twitter.com/Z589A0KuF2
De acordo com uma publicação de Riefian Ifan Fajarsyah, vocalista do Seventeen, a morte do baixista e do produtor da banda foram confirmadas. Também há outros integrantes entre os desaparecidos.
Além de membros da banda, espectadores também morreram.
O governo brasileiro, que tem acompanhado a tragédia, informou, através do Itamaraty, que ainda não há registro de brasileiros atingidos pelo tsunami. Em nota, o governo expressou condolências às famílias das vítimas, seus votos de recuperação aos feridos e solidariedade ao povo e ao Governo da Indonésia.
Causas
O tsunami não foi precedido por nenhum terremoto, e a principal hipótese até agora, segundo autoridades, é de que o evento pode ter sido causado por uma elevação anormal da maré, provocada por um deslizamento de terra submarino que se seguiu à erupção do vulcão conhecido como o “filho” do lendário Krakatoa.
Anak Krakatoa é uma pequena ilha vulcânica que emergiu do oceano meio século depois da erupção mortal do Krakatoa, em 1883.
A Indonésia, um dos países mais propensos a desastres da Terra, se situa no chamado ‘Anel de Fogo’ do Pacífico, onde placas tectônicas se encontram e uma grande parte das erupções vulcânicas e dos terremotos do mundo ocorrem.
Leia também: Ciência ainda não consegue prever terremotos
Frequentemente registram-se no país terremotos mortais, inclusive um recente na cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, onde um sismo seguido de tsunami matou quase 2 mil pessoas.
A agência geológica da Indonésia continua investigando as causas do último desastre.
Destruição
Dezenas de edifícios ficaram destruídos pela onda gigante que atingiu as praias do sul de Sumatra e do extremo oeste de Java por volta das 21h30 locais de sábado (12h30 de Brasília). Ainda não se sabe, no entanto, a dimensão total do estrago, e o número de mortos e desaparecidos pode aumentar.
Endan Permana, diretor da Agência de Mitigação de Desastres Nacionais na região de Pandeglang, disse a um canal de TV que a polícia estava prestando assistência imediata às vítimas e que algumas áreas atingidas são populares entre turistas. “Muitas pessoas estão desaparecidas”, disse Permana.