O jornalista vietnamita Huy Duc, em imagem de 2012| Foto: Wikimedia Commons
Ouça este conteúdo

A ditadura do Vietnã prendeu Truong Huy San, conhecido pelo nome de Huy Duc, um dos mais jornalistas mais críticos ao regime comunista do país asiático.

CARREGANDO :)

Segundo informações da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês), na última sexta-feira (7), o Ministério da Segurança Pública do Vietnã confirmou a prisão de Duc e do advogado Tran Dinh Trien, com base no artigo 331º do Código Penal vietnamita, relacionado a “abuso” das “liberdades democráticas para infringir os interesses do Estado”. O jornalista pode ser condenado a até sete anos de prisão.

De acordo com um comunicado da IFJ, dias antes de ser preso, Duc havia postado comentários no Facebook sobre o ditador To Lam e Nguyen Phu Trong, secretário-geral do Partido Comunista, nos quais questionou o papel das forças de segurança na política do Vietnã. O perfil do jornalista no Facebook foi bloqueado no último dia 3.

Publicidade

Duc foi demitido de vários jornais do Vietnã pelas suas matérias com denúncias de corrupção e críticas contra a ditadura comunista, mas depois seguiu publicando conteúdo no seu blog e nas redes sociais.

“A imprensa, embora esteja sob controle estatal, pertence à sociedade”, escreveu Duc no seu blog em 2009. “Deve ser um lugar para artigos, análises e críticas verdadeiros.”

Além da IFJ, outras entidades internacionais de jornalismo e direitos humanos condenaram a prisão do jornalista.

“Ao prenderem injustamente Huy Duc, as autoridades vietnamitas têm como alvo um dos jornalistas mais corajosos e influentes do Vietnã”, disse Patricia Gossman, diretora associada para a Ásia da Human Rights Watch, em nota divulgada pela ONG.

“Os colaboradores internacionais e os parceiros comerciais do Vietnã deveriam denunciar a prisão de Huy Duc como um ataque flagrante à liberdade de expressão e exigir a sua libertação imediata”, acrescentou.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]