Duas pessoas com sintomas de vírus da gripe aviária morreram na última semana no Vietnã, onde a doença já matou mais de 40 pessoas, disseram neste sábado autoridades de saúde.
- Está muito, muito claro que todos os sintomas críticos apontam para gripe aviária - disse Nguyen Ngoc Tai, diretor do Hospital Vietnã-Cuba em Dong Hoi, na região central do país.
Segundo o jornal Tuoi Tre (Juventude), as vítimas, segundo um relatório do hospital na província de Quang Binh, são uma garota de 14 anos de idade e um homem de 26 anos, que comeram pato e ovos de uma galinha cerca de uma semana antes de adoecerem.
A garota foi internada no dia 21 de outubro e morreu no dia 23 de outubro, e o homem morreu no dia 26, uma hora depois de chegar ao hospital. Os corpos foram mandados para as casas das famílias para serem enterrados, disse Tai.
Ele disse que as vítimas não se conheciam e eram de cidades diferentes da província, que fica a cerca de 500 quilômetros ao sul da capital, Hanói.
Autoridades de saúde dos distritos de Bo Trach e Quang Trach, onde as vítimas moravam, disseram que havia galinhas e patos à venda nos mercados neste sábado.
- As pessoas não estão tomando cuidado nenhum e o consumo de galinhas e patos segue normalmente, o que é muito preocupante - disse uma autoridade de saúde na clínica do distrito de Bo Trach.
Autoridades disseram que criações nos dois distritos não foram vacinadas contra a gripe aviária devido à falta de vacinas.
Na semana passada, autoridades de saúde disseram que o atraso no envio de vacinas da China retardou a campanha nacional para imunizar todas as criações de aves dentro de 15 dias.
Autoridades de saúde disseram que ambas as vítimas tiveram problemas respiratórios sérios, febre e infecção pulmonar, sintomas similares aos da gripe aviária.
Tai disse que uma terceira pessoa com sintomas da doença foi enviada para tratamento em um hospital melhor equipado em Hue City, no centro do Vietnã.
- Há outro caso, de um homem de 27 anos, com suspeita de infecção por gripe aviária, mas uma forma mais branda.
Tai disse que seu hospital está mal equipado para tratar de casos de gripe aviária e pediu o envio imediato da droga antiviral Tamiflu e vacinas para lidar com a situação se aparecerem mais pacientes.
Os representantes da Organização Mundial de Saúde no Vietnã não estavam disponíveis para comentar os novos casos.
A maioria das infecções humanas acontece devido a contato direto com aves doentes ou com suas fezes. Carne cozida não é uma fonte conhecida de infecção.
O recente surto de H5N1 começou na Ásia no final de 2003. Desde então, 62 pessoas morreram no Vietnã, na Tailândia, no Camboja e na Indonésia, e o vírus chegou à Europa.
Deixe sua opinião