Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Vietnã tem manifestações violentas contra a China

Trabalhadores protestam contra a China na província vietnamita de Binh Duong | Reuters
Trabalhadores protestam contra a China na província vietnamita de Binh Duong (Foto: Reuters)

Até 21 pessoas morreram no Vietnã e um enorme parque industrial de produção de aço foi incendiado em protestos contra a China. Os tumultos começaram em zonas industriais no sul do país, motivados pela revolta contra a prospecção de petróleo feita pelos chineses em uma parte do Mar do Sul da China reivindicada pelo Vietnã.

Ontem, as manifestações se espalharam para outras regiões, chegando ao centro do país.

"Cerca de cem pessoas foram enviadas ao hospital na noite passada [quarta-feira]. Muitas eram chinesas. Mais pessoas estão sendo levadas ao hospital hoje [quinta]", disse um médico à reportagem, que preferiu não divulgar seu nome, trabalhando para o Hospital Ha Tinh General.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Le Hai Binh, confirmou somente uma morte nos confrontos, e descreveu os relatos da imprensa e de redes sociais sobre um número de vítimas mais elevado como "infundados".

A agência de notícias estatal da China, Xinhua, infor­mou que pelo menos dois cidadãos chineses morreram e mais de 100 foram hospitalizados.

O primeiro-ministro vietnamita Nguyen Tan Dung convocou a polícia e as autoridades estaduais e locais para restaurar a ordem e garantir a segurança das pessoas e das propriedades em áreas afetadas.

Taiwanesa

O Formosa Plastics Group, maior investidor de Taiwan no Vietnã, disse que uma fábrica de aço em construção em Ha Tinh foi incendiada depois de conflitos entre trabalhadores vietnamitas e chineses. Um trabalhador chinês foi morto e 90 ficaram feridos.

A fábrica deverá ser a maior unidade de produção de aço do Sudeste Asiático quando estiver concluída em 2017. Nenhum detalhe sobre os danos causados pelo fogo ou as perdas financeiras foram divulgados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.