Ouça este conteúdo
Autoridades eleitorais do México tomaram a decisão de suspender as eleições em dois municípios do estado de Chiapas, no sul do país, devido a intensificação da violência nesses locais.
Os municípios, Chicomuselo e Pantelhó, são regiões ricas em recursos naturais e têm sido palco de disputas acirradas entre grupos criminosos, o que acabou resultando em um clima de insegurança insustentável para a realização do processo eleitoral.
A medida foi anunciada neste sábado (1º) pelas comissões eleitorais desses municípios, momentos após incidentes graves colocar em xeque a segurança dos cidadãos e a integridade das eleições. Em Chicomuselo, as instalações do Conselho Municipal Eleitoral foram incendiadas nesta sexta-feira (31), destruindo materiais eleitorais.
Em Pantelhó, ameaças diretas do crime organizado contra o Instituto Nacional Eleitoral (INE), responsável pela organização das eleições, e bloqueios impostos pela disputa do crime organizado impediram a instalação das urnas e a realização das eleições.
Neste domingo (2), o México realiza eleições gerais para definir o novo Congresso, governos locais e escolher o novo presidente do país. A violência no México já culminou na morte de mais de 30 candidatos a diversos cargos públicos.