Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crime organizado

Violência intensa faz com que México suspenda eleições em dois municípios de Chiapas

México terá neste domingo (2) as maiores eleições da sua história (Foto: Luis Villalobos/EFE)

Ouça este conteúdo

Autoridades eleitorais do México tomaram a decisão de suspender as eleições em dois municípios do estado de Chiapas, no sul do país, devido a intensificação da violência nesses locais.

Os municípios, Chicomuselo e Pantelhó, são regiões ricas em recursos naturais e têm sido palco de disputas acirradas entre grupos criminosos, o que acabou resultando em um clima de insegurança insustentável para a realização do processo eleitoral.

A medida foi anunciada neste sábado (1º) pelas comissões eleitorais desses municípios, momentos após incidentes graves colocar em xeque a segurança dos cidadãos e a integridade das eleições. Em Chicomuselo, as instalações do Conselho Municipal Eleitoral foram incendiadas nesta sexta-feira (31), destruindo materiais eleitorais.

Em Pantelhó, ameaças diretas do crime organizado contra o Instituto Nacional Eleitoral (INE), responsável pela organização das eleições, e bloqueios impostos pela disputa do crime organizado impediram a instalação das urnas e a realização das eleições.

Neste domingo (2), o México realiza eleições gerais para definir o novo Congresso, governos locais e escolher o novo presidente do país. A violência no México já culminou na morte de mais de 30 candidatos a diversos cargos públicos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.