A violência no Iraque nas últimas semanas caiu para o menor nível desde 2003 e os ganhos de segurança, embora ainda estejam em risco de reversão, estão menos frágeis do que antes, disse o general norte-americano David Petraeus nesta terça-feira (9).
Petraeus, que lidera o Comando Central dos EUA, disse que as duas últimas semanas, principalmente, haviam mostrado ganhos significativos para a segurança no Iraque.
"Eu acho que ninguém contesta nesse momento que o que tem acontecido é um progresso significativo no Iraque", disse Petraeus em uma reunião no Centro de Estudos Americanos em Roma.
"A situação, apesar do progresso, ainda continua frágil e é reversível, mas está menos frágil do que estava, por exemplo, quando eu falei ao Congresso em maio".
O presidente-eleito Barack Obama tem dito que acredita que as tropas norte-americanas no Iraque podem ser retiradas em 16 meses.
Petraeus foi o principal comandante norte-americano no Iraque entre fevereiro de 2007 e setembro de 2008.
No Comando Central desde 31 de outubro, ele supervisiona operações e a estratégia militar dos EUA em uma faixa volátil do mundo que cobre 20 países, do Oriente Médio até a Ásia Central e do Sul, incluindo o Iraque e o Afeganistão.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas