• Carregando...

Romênia (Das agências internacionais) – O Ministério da Agricultura da Romênia anunciou ontem que o vírus da gripe aviária que infectou animais no país é do tipo H5N1, o mesmo que já matou mais de 60 pessoas na Ásia. As autoridades romenas disseram que vão fazer uma reunião de emergência para decidir como tentar conter a doença na região do delta do Rio Danúbio, onde foram encontradas as aves contaminadas. O mesmo tipo de vírus também foi confirmado em animais da Turquia.

A chegada da doença à Europa fez com que autoridades da União Européia convocassem uma reunião de emergência na última sexta-feira, onde adotaram um conjunto de medidas para impedir a possível entrada do vírus nos países do bloco.

As iniciativas incluem a vacinação de 75% da população mais exposta à gripe comum e a prevenção do contato entre aves domésticas e selvagens.

Em um comunicado divulgado após o encontro em Bruxelas, as autoridades européias dizem que as medidas são voltadas para "fortalecer a biossegurança em fazendas e introduzir sistemas de detecção precoce em áreas de alto risco".

As autoridades da UE disseram, no entanto, que a doença não representa um risco à saúde pública. Os especialistas dizem que não há motivos para que a população deixe de comer frango porque o vírus morre quando a carne é cozida.

Ainda assim, muitos consumidores europeus estão com receios por causa do mal da vaca louca – doença também contraída de animais, que afetou seres humanos nos anos 90.

Tanto na Turquia como na Romênia, as aves infectadas estavam perto de lugares freqüentados por pássaros migratórios.

A União Européia proibiu a importação de carne aviária, penas e pássaros vivos dos dois países. Ministros do Exterior do bloco europeu voltarão a discutir o assunto na próxima terça-feira, em Luxemburgo, onde estarão reunidos para negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]