Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bósnia

Vítimas de Srebrenica são enterradas no 17º aniversário do genocídio

Muçulmanos bósnios rezam durante enterro coletivo de vítimas do massacre de Srebrenica | REUTERS/Dado Ruvic
Muçulmanos bósnios rezam durante enterro coletivo de vítimas do massacre de Srebrenica (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)
Muçulmanos carregam os caixões das vítimas do massacre em cerimônia realizada no Memorial de Potocari |

1 de 1

Muçulmanos carregam os caixões das vítimas do massacre em cerimônia realizada no Memorial de Potocari

Os corpos de 520 vítimas do massacre de Srebrenica serão sepultados nesta quarta-feira no Memorial de Potocari como parte das homenagens por ocasião do 17º aniversário do genocídio perpetrado na Bósnia.

Em 11 de julho de 1995, sob o comando do general Ratko Mladic, forças sérvias-bósnias invadiram a cidade e iniciaram o massacre de mais de 8 mil muçulmanos.

Milhares de participantes da Marcha da Paz, que percorreram o mesmo caminho feito pelos moradores de Srebrenica para evitar o massacre, foram para Potocari, localizado nas imediações do enclave muçulmano no leste da Bósnia.

Espera-se também a chegada de milhares de pessoas vindas de todas as partes da Bósnia. Srebrenica era uma zona de proteção da ONU que estava guardada por soldados holandeses.

A pedido das famílias das vítimas do massacre, neste ano não serão feitos discursos políticos na homenagem. O enterro das vítimas será realizado de acordo com o rito islâmico e será celebrado pelo maior representante da comunidade muçulmana na Bósnia, Mustafa Ceric.

A partir de agora, o cemitério de Potocari abriga os restos de 5.317 vítimas, identificadas pela análise de DNA. Os corpos sepultados foram encontrados em diferentes valas comuns.

Foram identificados até agora 6.700 vítimas do genocídio e 1.500 ainda estão desaparecidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.