Madri Um avião ultraleve, projetado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, com a participação da Agência Espacial Européia, tentará dar a volta ao mundo movido apenas a energia solar, em 2010. A aeronave se chama Solar Impulse e tem duas toneladas de peso e 80 metros de comprimento. De acordo com as empresas construtoras, Altran, Solvay e Dassault, o avião será capaz de manter sua autonomia durante a viagem inclusive depois do pôr-do-sol o avião voará durante a noite graças a um dispositivo de armazenamento de energia.
Piccard, o primeiro homem a dar a volta ao mundo sem escalas, pretende superar a façanha da Nasa, que manteve em vôo um modelo movido a energia solar durante 48 horas. A velocidade máxima prevista para o Solar Impulse é de 100 km/h. O avião voará a altitudes de 12 mil metros durante o dia e 3 mil metros à noite.
O Solar Impulse foi projetado com materiais leves, resistentes e elásticos, para evitar quebras e sua construção termina em setembro deste ano. A aeronave dispõe de painéis solares integrados na estrutura para economizar peso e reforçar as asas. Para cumprir o objetivo de dar a volta ao mundo, Piccard, cuja família participou do desenvolvimento da cápsula de pressão e do primeiro vôo na estratosfera, contará com três pilotos que se revezarão para sobrevoar os cinco continentes.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast