Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Vôo da Discovery é adiado pela segunda vez

Estados Unidos (AFP) – A Nasa voltou a adiar ontem, pela segunda vez, o lançamento da nave espacial Discovery devido ao mau tempo, informou o porta-voz da agência, Bruce Buckingham. Segundo ele, uma nova tentativa será feita amanhã. O lançamento esteve durante todo o dia ameaçado pela previsão do tempo. No sábado, a formação de uma tempestade sobre o Centro Kennedy na Flórida (sudeste) impediu o lançamento.

As autoridades da Nasa se preocuparam com a formação de nuvens ameaçadoras perto da plataforma de lançamento, que podiam afetar a nave quando atravessasse essas formações, destacaram os funcionários. No momento em que o lançamento foi cancelado, os sete tripulantes já haviam colocado os cintos de segurança e estavam prontos para a decolagem, num vôo destinado a levar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

A contagem regressiva foi interrompida com mais de uma hora restante para o lançamento, muito antes do que havia sido no sábado. Estima-se que os adiamentos tenham custado pelo menos US$ 2 milhões à Nasa.

A janela de decolagem vai até 19 de julho. Se neste período não puder efetuá-la, a nave deverá esperar até 28 de agosto. No sábado, os técnicos da Nasa descobriram problemas técnicos no ônibus espacial, mas que não prejudicariam o lançamento. Os termostatos que controlam o calor de um impulsionador na cauda da nave apresentaram falhas, segundo o porta-voz da Nasa, Kyle Herring. A peça em questão só é usada em órbita para fazer pequenas manobras.

O 115.º vôo do ônibus espacial será comandado pelo astronauta Steven Lindsey. Durante a missão denominada STS-121, os astronautas inspecionarão cuidadosamente o ônibus espacial e testarão novos equipamentos e procedimentos para aumentar a segurança.

O lançamento da Discovery significa a retomada das viagens espaciais tripuladas, três anos após a tragédia do Columbia, na qual os sete tripulantes morreram quando a nave se desintegrou ao entrar na atmosfera, em 1.º de fevereiro de 2003, após uma missão de 15 dias. A exploração do espaço é considerada crucial para que os Estados Unidos mantenham sua preponderância no domínio estratégico em relação aos demais países.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.