Houston (Das agências) – Os Estados Unidos estão programando para 2 de agosto um vôo fretado que trará de volta ao Brasil os cidadãos detidos próximos da fronteira, ao tentar entrar clandestinamente no país – sem visto ou com visto vencido. Segundo o site da rede britânica BBC, o avião deve trazer cerca de 300 passageiros de Houston, no Texas, para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A maioria dos imigrantes ilegais capturados por agentes de segurança dos EUA é de Minas Gerais, principalmente de Governador Valadares e região.

CARREGANDO :)

O governo norte-americano não confirma a data. O sigilo, alegam as autoridades, evita que parentes dos deportados organizem protestos e tumultuem a operação. Será o primeiro vôo fretado de brasileiros deportados este ano. No ano passado, foram três vôos, de acordo com o consulado do Brasil localizado na cidade de Houston.

O primeiro deles saiu do estado do Arizona, em 27 de janeiro de 2004, com 277 brasileiros, que foram acompanhados por parlamentares brasileiros e representantes de entidades de defesa dos direitos humanos. Entre 350 e 400 brasileiros estão presos atualmente nos quatro centros de detenção de imigrantes ilegais do Texas, nas cidades de San Antonio, El Paso, Laredo e Harlingen.

Publicidade

Explosão

O total de deportados dos Estados Unidos para o Brasil explodiu nos últimos anos. De 202 em 2000, o número saltou para 2.414 em 2003 e para 4.402 entre outubro do ano passado e junho deste ano. Em geral, os brasileiros são deportados em vôos da American Airlines, saindo de Dallas, mas a lotação dos vôos, por causa das férias nos EUA, tem limitado o embarque.