O tráfego aéreo foi normalizado na tarde desta terça-feira no Uruguai após o cancelamento de mais de uma dezena de voos devido às remanescentes cinzas do vulcão chileno Puyehue, que entrou em erupção há quatro meses, informou à AFP o Aeroporto de Carrasco, que serve Montevidéu.

CARREGANDO :)

"Continua alguma demora, mas o tráfego está se normalizando", afirmou um funcionário do aeroporto.

Pela manhã, aproximadamente uma dezena de voos - das companhias Aerolíneas Argentinas, American Airlines, Iberia, Sol Líneas Aéreas e TACA - foram cancelados, enquanto outros foram atrasados.

Publicidade

Laura Vanoli, diretora da Meteorologia Aeronáutica, disse à AFP que "se trata de cinzas remanescentes".

"O que estamos tendo na realidade são melhorias temporárias, porque, enquanto houver atividade no vulcão, haverá perigo" de que as cinzas voltem, explicou.

De acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) chileno, as cinzas do Puyehue - que mantém um processo eruptivo de baixa intensidade - podem afetar o tráfego aéreo por meses.

Desde a erupção do vulcão chileno, no dia 4 de junho, o principal aeroporto uruguaio -que tem uma média de quase cem voos diários- cancelou e atrasou voos em várias ocasiões. A última vez foi em meados de outubro.

A decisão de suspender voos corresponde às companhias aéreas, preocupadas em como as cinzas podem afetar os motores dos aviões.

Publicidade