• Carregando...

A eleição presidencial dos EUA entrou na fase decisiva. Começaram ontem votações antecipadas em Iowa, Dakota do Sul e Vermont. Iowa é um dos chamados "estados indecisos", ou seja, não tem tradição de geralmente eleger um candidato do mesmo partido, seja democrata ou republicano. Apesar de ser um estado relativamente pequeno, o resultado da disputa em Iowa pode ter grande influência no pleito, já que Barack Obama e Mitt Romney estão em uma corrida apertada.

Segundo uma análise do site Huffington Post, as pesquisas de opinião dão uma média de 49% das intenções de voto para Obama e 43% para Romney em Iowa. Os eleitores do estado podem desde ontem votar antecipadamente em alguns locais específicos, assim como ocorre em Dakota do Sul e Vermont. Além disso, o voto pelo correio já começou em duas dúzias de estados. No Oregon, por exemplo, a eleição são totalmente feitas pelo correio.

Desde que foi escolhido para ser o candidato republicano à Presidência, Romney já esteve em Iowa seis vezes e investiu US$ 8 milhões em anúncios de televisão no estado. Já Obama esteve oito vezes em Iowa desde o começo da eleição, além de diversas visitas feitas por seu vice, Joe Biden, e da primeira-dama, Michelle Obama.

O presidente gastou US$ 20 milhões em anúncios no estado e espera repetir o bom desempenho de 2008, quando ganhou do republicano John McCain com uma vantagem de nove pontos porcentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]