Paris - Resultados parciais das eleições locais realizadas ontem na França mostravam os socialistas com uma vantagem confortável sobre os conservadores no primeiro turno do pleito o que impôs um grande revés ao partido do presidente Nicolas Sarkozy, o UMP (União por um Movimento Popular).
Com 81% dos votos apurados, os candidatos da esquerda haviam conseguido 53,6% dos votos, contra 39,6%% para a direita, segundo informações divulgadas pelo Ministério de Interior da França.
Ao mesmo tempo, a Frente Nacional, de extrema direita, despontava em terceiro lugar nos números gerais, com 11,7%, à frente do verde Ecologia Europa, com 11%, segundo os dados do Ministério de Interior.
A liderança da esquerda e o baixo índice de comparecimento às urnas eram interpretados por especialistas como um golpe contra o presidente Nicolas Sarkozy e os conservadores no poder, aos quais é atribuída a falha em se proteger os empregos em meio à pior crise enfrentada pelo país desde a Segunda Guerra Mundial.
Os resultados parciais do primeiro turno sugerem que os socialistas e seus aliados manterão o controle da maioria das 26 regiões da França. Sarkozy não se pronunciou sobre os resultados parciais. O segundo turno do pleito está marcado para 21 de março.
Deixe sua opinião