O ex-premier Silvio Berlusconi prometeu nesta quarta-feira (18) continuar na política italiana mesmo que perca seu mandato como senador por fraude fiscal. Berlusconi fez um pronunciamento pela TV momentos antes de uma comissão parlamentar iniciar uma votação preliminar sobre a sua expulsão e relançou o seu antigo partido, o Força Itália.
"Política também se faz fora do Parlamento", disse Berlusconi, em um discurso emocionado.
No vídeo de 16 minutos do ex-primeiro-ministro não mencionou Enrico Letta, mas fez um ataque devastador ao Judiciário, uma referência explícita à última sentença dos tribunais sobre o caso Mondadori. Ele pediu uma reforma do setor e se mostrou como uma pessoa perseguida.
- Sempre estarei com vocês, ao seu lado, seja expulso do Parlamento ou não. Não é uma cadeira no Parlamento que faz um líder - disse.
Apesar de relançar o seu antigo partido, Berlusconi não fez menções ao fim da frágil coalizão de governo caso perca o mandato. O empresário conclamou os italianos a se manifestarem contra "uma política de escândalos". E pediu que os eleitores de centro-direita voltassem a se mobilizar em torno do Força Itália, pelo qual entrou na política em 1994.
"Força Itália é a última convocação antes da catástrofe".
Segundo o ex-primeiro-ministro, ele derrubou cerca de 50 processos quando estava no poder, o que lhe teria valido inimizades.
"Os 41 processos sem qualquer condenação fazem pensar que conseguirão me expulsar da vida política, mas vou lutar para que seja revisto".
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião