O presidente americano, George W. Bush, disse nesta quinta-feira que vai sentir falta do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e que está pronto para trabalhar com o maior favorito a ocupar o lugar dele, Gordon Brown, já que está confiante de que Brown entende as "consequências de um fracasso" no Iraque. Hoje, o premier britânico anunciou que deixará o cargo no dia 27 de junho , 10 anos depois de chegar ao poder em eleição que foi considerada como uma nova era para a Grã-Bretanha
Bush chamou Blair de "uma figura política capaz de pensar além do horizonte".
- Vou sentir saudades de Tony Blair - disse Bush.
- Encontrei nele um homem que mantém a palavra, coisa que às vezes é rara nos círculos políticos que freqüento - disse Bush depois de uma reunião com comandantes americanos sobre a guerra.
Blair, que foi um dos primeiro-ministros mais carismáticos, perdeu sua popularidade após enviar tropas para o Iraque em 2003 .
Bush deixou claro que sua expectativa é que Brown, ministro das Finanças britânico , seja o sucessor de Blair. Brown é o favorito para ganhar a corrida dentro do Partido Trabalhista .
O presidente norte-americano afirmou que conheceu Brown e o considerou como alguém "fácil de conversar".
Questionado sobre como achava que Brown lidaria com o envolvimento britânico na guerra do Iraque, Bush disse: "Acredito que Gordon Brown compreenda as consequências do fracasso".
Para Bush, uma retirada apressada do Iraque levaria o caos ao país, aumentando a ameaça aos EUA e a outros países.
Blair e Bush cultivaram um relacionamento bem próximo durante os seis anos de mandato do americano, principalmente no que diz respeito à guerra contra a militância islâmica que se seguiu aos ataques de 11 de setembro de 2001 aos EUA.
Parlamentares tentam blindar Congresso das investigações da PF sobre emendas
Trump celebra avanço conservador na Alemanha e prevê mais vitórias; assista ao Sem Rodeios
PPP é aposta de Tarcísio para transformar os rios Tietê e Pinheiros
Gastos do STF superam custos da Família Real britânica, aponta levantamento