Apenas 30% do número de voos que normalmente decola vai operar na Europa nesta segunda-feira devido à disseminação da nuvem de cinzas e fumaça decorrente do vulcão que entrou em erupção na Islândia, disse a agência de controle aéreo europeu Eurocontrol.
Em comunicado, a Eurocontrol afirmou que se estima a decolagem de 8.000 a 9.000 voos, comparados aos 28.000 que normalmente operam.
No sábado, mais de 75% dos voos não operaram.
11 voos cancelados para SP
Onze voos que deveriam partir da Europa em direção ao Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, na Grande capital paulista, foram cancelados nesta segunda-feira, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Foram canceladas as chegadas de quatro voos da TAM vindos de Paris, na França, três saindo de Londres, na Inglaterra, dois de Munique, na Alemanha, um de Milão, na Itália, e um de Zurique, na Suíça.
Mais de 60 mil operações de quinta-feira a domingo foram cancelados na Europa por causa da erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, que expeliu grande quantidade de cinzas no céu. A estimativa é de que empresas aéreas estejam perdendo diariamente US$ 200 milhões com o transtorno.
O número de voos que deveriam partir do aeroporto em Guarulhos ainda não foram divulgados pelas empresas aéreas, segundo a Infraero. No domingo, 25 voos foram cancelados ao longo do dia, 13 chegadas e 12 partidas.